Quais outros fundamentos para aplicar a gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos?

A proposta desse artigo é entender os fundamentos para implantação da gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos.

O artigo “Como aplicar a gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos?“, abordou os primeiros quatro fundamentos da gestão da criatividade, organizados no acrônimo CRIATIVA.

Esse artigo completa as abordagens sobre os fundamentos da gestão da criatividade, com os outros quatro fundamentos.

A gestão da criatividade compreende a aplicação da criatividade nos negócios, para entregar mais valor e obter melhores resultados financeiros.

Fundamentos para aplicação da gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos

5. Ter pensamentos e sentimentos favoráveis para as diferenças, para a diversidade

É necessário identificar e reconhecer a constituição dos territórios periféricos pelos movimentos imigratórios e migratórios, inclusive pelas misturas e deslocamentos da população originária. Observando os territórios periféricos da cidade de São Paulo, há predominância da população negra, nordestinos e nortistas, com deslocamentos e diminuição acentuada da população indígena.

Esses fatores característicos dos territórios periféricos expressam com intensidade as diversidades sociais, culturais e artísticas, econômicas, ambientais, de negócios.

Andando pelas periferias paulistanas podemos observar as diferenças existentes entre elas.

As pessoas que se organizaram distantes dos centros das cidades, buscaram garantir sobrevivência e condições de vida, mesmo que precaríssimas.

Esses territórios são muito populosos, destacando-se as regiões do extremo leste e sul do município paulista.

Existem centros nas periferias, locais melhor estruturados onde grandes redes de empresas se situam movimentando e explorando a economia local.

Afastados dos centros das periferias, micros negócios são criados para abastecer pessoas residentes no entorno, possibilitando relações comerciais de maior proximidade e familiaridade; predomínio de empresas de subsistência e com pequena margem de ganho.

Expressões culturais diversas são observadas nas periferias brasileiras, provocadas pelos contextos sociais e políticos, bem como das relações estabelecidas entre as pessoas, considerando também os fatores geográficos e de meio ambiente.

Em larga medida, esses fatores expressam as dimensões do patrimônio territorial (dimensão produtiva, natural, humana e intelectual, cultural, social e institucional) que, para a aplicação da criatividade nos negócios periféricos, merecem ser considerados como base da construção de negócios diferenciados e atrativos pela identidade territorial.

Assim temos: empresas que contextualizam seus produtos pela cultura afro; empresas que se destacam pelas comidas tradicionais nordestinas e nortistas; empresas que criam identidades e marcas pelas características locais etc.

Perguntas para você responder:

Quais elementos territoriais podem ser aplicados em sua empresa de forma criativa, gerando diferencial e atratividade?

Como você inclui a diversidade na sua empresa?

6. Incorporação criativa de novos procedimentos, políticas e experiências

É importante que as pessoas que empreendem nas periferias brasileiras observem o jeito de fazer negócios, identifiquem as regras de mercado definidas, mesmo inconscientes, nos territórios e as experiências compartilhadas nas redes.

Sempre dizemos ser importante que empreendedores estejam dispostos a implantar novas ações internas e externas com a melhoria dos processos voltadas à produção, à distribuição, à gestão, ao marketing e vendas.

Para que novos procedimentos, políticas e experiências sejam implantadas nas empresas das periferias é fundamental o interesse e a obtenção de diversos conhecimentos compreendendo a relevância dos impactos a serem gerados por esses empreendimentos. 

Se há possibilidade de impactar o público mostrando como seu produto é feito ou mostrar as etapas do seu trabalho, não pense duas vezes em mostrar.

Se há possibilidade para trazer o seu público para dentro do seu negócio, possibilitando pensamentos criativos nos processos, traga-o.

Pense em critérios que favoreçam ações criativas dentro da sua empresa.

Utilize indicadores para acompanhar os resultados gerados pelas ideias e ações criativas implantadas no negócio: valor dos ativos para suas capacidades criativas, receita originária de produtos e serviços lançados em curto prazo, produtividade criativa, iniciativas de criatividade adotadas pela empresa, melhorias internas possibilitadas pela criatividade, entre outros.

Perguntas para você responder:

Quais procedimentos são fatores críticos de sucesso para o seu negócio, e como podem ser melhorados com a implantação de ideias e ações criativas?

Quais critérios precisam ser implantados dentro da empresa, de modo que favoreçam as ações criativas internas e externas?

Quais indicadores são necessários para acompanhamento dos resultados gerados na empresa, pela implantação das ações criativas?

7. Valorização da ideias e ações criativas

A criatividade faz parte da vida das pessoas empreendedoras.

Vale ressaltar que a criatividade não está voltada apenas para as atividades criativas das empresas.

Importante considerar a criatividade aplicada em toda a empresa: em ações estratégicas, táticas e operacionais; nas ações negociais; no relacionamento com o público; em projetos e parcerias; etc.

Quando abordamos a criatividade nos negócios entendemos a importância do propósito, da viabilidade, dos impactos e dos resultados altamente significativos.

De forma prática, a valorização das ideias e ações criativas passam por duas abordagens fundamentais:

1. Abordagem sistêmica – entendendo a necessidade de se considerar os ambientes externos da empresa: micro e macroambiente; bem como a estrutura interna da organização, favorecedora das ideias e ações criativas;

2. Abordagem holística – as pessoas são constituídas de corpo e espírito, com seus princípios, valores e crenças. Valoriza-se e respeita-se as pessoas de dentro e de fora da empresa.

Essas duas abordagens ressaltam a necessidade das e dos empreendedores periféricos entenderem a realização dos propósitos pessoais e profissionais, tendo em vista os impactos sociais, econômicos e ambientais que devem gerar com suas empresas.

A valorização das ideias e ações criativas nas empresas periféricas concebe a  ideia de que empreender significa a busca por tornar melhor a vida das pessoas nos territórios, possibilitando inclusão social e geração de renda, fortalecimento da economia local e valorização dos fatores e das vocações territoriais.

Perguntas para você responder:

Quais fatores do macro e do microambiente estimulam e possibilitam a implantação das ações criativas na empresa?

Como a estrutura da empresa pode viabilizar as ideias e ações criativas?

Como as pessoas são estimuladas a colaborar com suas ideias e ações criativas para cumprimento do propósito da empresa e alcance dos objetivos organizacionais?

8. Autonomia e independência em favor dos pensamentos e das ações criativas

Muito se fala do processo criativo para elaboração de produtos e serviços diferenciados e atrativos.

A aplicação da gestão da criatividade nas empresas periféricas é fundamental por considerar as ideias e as ações criativas em toda a empresa, favorecendo o cumprimento dos propósitos e geração de resultados empresariais significativos.

Reconhecemos que as atividades criativas são enormemente fortes para as pessoas empreendedoras das periferias brasileiras. De modo que, por natureza, os empreendedores periféricos são criativos.

Algumas ideias limitantes para implantação da gestão da criatividade, que merecem ser refutadas:

1. A gestão da criatividade está voltada para as grandes empresas. Onde tem pessoas em atuação a criatividade está presente, ainda mais quando as empresas são de territórios periféricos. Portanto, a gestão da criatividade é aplicada para empresas de todos os tamanhos.

2. A gestão da criatividade está limitada a liderança. Sem dúvida que um dos papeis dos líderes nas empresas é de estimular e possibilitar as ideias e as ações criativas das pessoas.

Nossas abordagens estão na aplicação da criatividade nos negócios, considerando a atuação das pessoas empreendedoras. Há que lembrar, que pessoas empreendedoras exercem liderança.

3. Implantar a gestão da criatividade é muito complicado. Como tudo na vida, quando queremos de fato fazer acontecer, exige estudo, comprometimento e real interesse.

Pensando nisso, a partir de estudos realizados nas Escolas de Samba paulistanas, propusemos um caminho metodológico alinhado com o empreendedorismo periférico.

Você é capaz de responder:

Quais fatores dificultam a implantação da gestão da criatividade na sua empresa?

Quais ações você precisa realizar para implantar a gestão da criatividade na sua empresa?

Quais pessoas podem ajudar implantar a gestão da criatividade na sua empresa?

A gestão da criatividade compreende a aplicação da criatividade nos negócios, de forma propositada para entregar mais valor e obter melhores resultados.

Somente com a gestão da criatividade é possível implantar a criatividade nos negócios periféricos, de forma efetiva, eficiente, eficaz e com excelência.

Os dois artigos publicados, 28/03 e 18/04, apresentam oito fundamentos que asseguram a implantação da gestão da criatividade de forma efetiva, eficiente, eficaz e com excelência nos negócios dos territórios periféricos.

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Referenciais:

RUSCHEL, Rogerio Raupp. O valor global do produto local: a identidade territorial como estratégia de marketing. São Paulo: Editora Senac São Paulo: 2019.

SANTOS, Márcio Cardoso. A influência da cultura organizacional na gestão da criatividade. Um estudo exploratório na Escola de Samba Vai-Vai. Dissertação (Mestrado em Administração). Ciências Sociais Aplicadas: Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p. 100. 2012

Link de acesso à dissertação: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1030

Coletivo Meninas Mahin – https://meninasmahin.com/

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