Como aplicar a gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos?

A proposta deste artigo é entender quatro fundamentos para a implantação da gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos. 

Esse artigo foi escrito com base nos estudos que realizei sobre gestão da criatividade nas escolas de samba da cidade de São Paulo, e com aplicação dos fundamentos nos negócios dos territórios periféricos.  

Para que o texto não ficasse longo e com excesso de conteúdo para reflexão e aplicação, apresentei quatro fundamentos.  

Os outros quatro fundamentos serão publicados no próximo artigo. 

A gestão da criatividade compreende a aplicação da criatividade nos negócios, para entregar mais valor e obter melhores resultados financeiros. 

A criatividade é uma das características das pessoas empreendedoras e, dizendo especificamente para as pessoas empreendedoras das periferias brasileiras, desde sempre. 

É importante sabermos que existem passos fundamentais para implantar a gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos. 

Os fundamentos que abordo foram pensados inicialmente nos estudos que realizei nas Escolas de Samba de São Paulo e, com a atuação junto aos negócios de periferia, tenho proposto as aplicações desses princípios para efetividade, eficiência, eficácia e excelência das ideias e ações criativas nos negócios. 

Fundamentos para aplicação da gestão da criatividade nos negócios de territórios periféricos 

Os fundamentos foram estruturados com a criação do acrônimo CRIATIVA

1. Capacidade de adaptação em um mundo em rápida mudança marcado pela incerteza, competição crescente e turbulências 

Desde sempre as pessoas que vivem nas periferias e empreendem enfrentam as mais diversas dificuldades, são estimuladas a terem soluções criativas, vivendo com inteligência e resistência. 

Importante que as pessoas empreendedoras das periferias, diante de dificuldades estruturais (limitação tecnológica, falta de recursos financeiros, limitação da capacidade produtiva, entre outras limitações) possam pensar de forma criativa em seus negócios, produtos e serviços, e também em atuação em rede, adaptando-se rapidamente frente as incertezas, competição crescente e turbulências. 

Enquanto escrevo, assisto evento do coletivo Meninas Mahin pelo youtube. O coletivo é constituído de mais de setenta artesãs e artesãos, que realizavam, antes da pandemia covid-19, feiras para exposição e venda de seus produtos. Com a crise na saúde, o Coletivo tem realizado feiras virtuais belíssimas, um exemplo de criatividade propositada, com entrega de valores superiores com vistas para obtenção de melhores resultados financeiros, exercendo ações adaptadas para viabilização dos negócios. 

Perguntas para você responder: 

Quais ações criativas você precisa realizar para se adequar aos contextos atuais? 

Quais pessoas ou redes, que você conhece ou identifica, podem lhe ajudar a enfrentar as incertezas, concorrências e turbulências, de modo criativo? 

2. Respeito ao território, à dignidade e ao valor dos indivíduos 

Território deve ser observado em razão dos fatores geográficos, históricos, sociais, políticos, econômicos, simbólicos. 

As e os empreendedores de negócios dos territórios periféricos devem ter olhar atento para o local onde estão situados, de modo a possibilitar agregar valor aos produtos, serviços e negócios.  

Em estudos nas escolas de samba paulistanas, compreende-se a força da comunidade onde estão localizadas, levando para os desfiles a história, a cultura, o próprio jeito de fazer carnaval com a identidade da comunidade. 

Alguns exemplos de diferenciais e atratividades geradas em razão dos valores territoriais, que vão para além do local: queijo de minas, vinho de São Roque, as artes de Embu, e tantos outros exemplos. 

Perguntas para você responder: 

Quais valores territoriais podem ser incorporados em seus produtos, serviços e negócios para geração de diferenciais e atratividades? 

Como você pode gerar mais valor em seus produtos, serviços e negócios pela identidade territorial? 

Como você pode criar ou participar de uma rede interpreendedora com as pessoas que empreendem no seu território, agregando valor aos produtos, serviços e negócios, melhorando a cadeia de valor local e com maior rentabilidade? 

3. Intensa atividade na obtenção do conhecimento 

Criatividade exige repertório. Quanto mais informações, conhecimentos diversos, atuação com pessoas com conhecimentos diversos tanto melhor para possibilitar ideias e ações criativas. 

A pessoa criativa deve ter entusiasmo ao conhecimento, ser estimulada pela curiosidade. Importante se dispor a participar de redes de empreendedores, eventos conteudistas os mais variados, criar o hábito de leituras diversas. 

Aproveito para destacar os termos variados e diversos que tenho utilizado com o propósito da pessoa empreendedora ir para além do seu mercado ou segmento de atuação, além, evidentemente, dos saberes necessários para cada estágio ou contexto do negócio. 

A improvisação é elemento importante para as atividades criativas, porque envolve combinações de elementos, de conhecimentos, coragem para novas experimentações. No entanto, a improvisação é uma capacidade de análise, interpretação e combinação que exige repertório. Por isso, a importância dos conhecimentos para além do seu negócio, para obtenção de inspiração. 

Quanto mais repertório, com aplicação das competências pessoais, tanto maior a capacidade para criar. 

Aliás, vale enfatizar: o ato de criar pressupõe referenciais variados, diversos

Uma pergunta para você responder: “Quais são os seus referenciais e quais outros precisa adquirir para criar produtos, serviços e negócios diferenciados e atrativos?” 

4. Atenção para o futuro 

Por vezes, as pessoas empreendedoras dos territórios periféricos tendem a ter visão de curto prazo, “só por hoje”. Essa visão de curto prazo se explica pelos fatores ou condições em que os negócios foram criados.  

É comum que empreendedoras e empreendedores de territórios periféricos não se reconhecerem empreendedoras(es); terem negócios com pouco ou nenhum diferencial por não estarem firmados em oportunidades, mas em subsistência; participarem de mercados com baixas barreiras de entrada e saída, por terem poucos recursos financeiros para investimento, poucos conhecimentos, entre outros fatores. 

Importante que empreendedoras(es) dos territórios periféricos possam adquirir visão de futuro, entendendo a importância de ter empresa longeva. Para tanto, é relevante estudar os fatores de mercado, procurando identificar variáveis atuais que impactam os negócios no presente, bem como procurar enxergar as variáveis que podem definir as ações a serem implantadas com vistas aos resultados futuros. 

Você é capaz de responder: 

Quais fatores de mercado (tecnologia, economia, meio ambiente, cultural, social, populacional, político, clientes, fornecedores, concorrentes, agentes reguladores) estão impactando os seus negócios? 

Quais ações criativas você precisa implantar para garantir a existência e a longevidade da sua empresa? 

A gestão da criatividade compreende a aplicação da criatividade nos negócios, para entregar mais valor e obter melhores resultados financeiros. 

Os quatro fundamentos apresentados asseguram a implantação da gestão da criatividade de forma efetiva, eficiente, eficaz e com excelência nos negócios dos territórios periféricos.

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Referenciais: 

RUSCHEL, Rogerio Raupp. O valor global do produto local: a identidade territorial como estratégia de marketing. São Paulo: Editora Senac São Paulo: 2019. 

SANTOS, Márcio Cardoso. A influência da cultura organizacional na gestão da criatividade. Um estudo exploratório na Escola de Samba Vai-Vai. Dissertação (Mestrado em Administração). Ciências Sociais Aplicadas: Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p. 100. 2012 

Link de acesso à dissertação: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1030 

Coletivo Meninas Mahin – https://meninasmahin.com/ 

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